Mensagens de erro do TeX lembram uma época em que o próprio TeX foi concebido (anos 70): elas não são muito fáceis de usar, mas contêm toda a informação que o TeX pode oferecer, geralmente de forma bem concisa. Todos os relatórios de erro do TeX tem a mesma estrutura:
O contexto do erro é uma representação estilizada do que o TeX estava fazendo no momento em que detectou o erro. Como descrito em Como lidar com erros, um pacote de macros pode dizer ao TeX quanto de contexto ele deve exibir, e o usuário talvez tenha que desfazer o que o pacote fez. Cada linha de contexto é dividida no momento do erro; se o erro realmente tiver ocorrido em um macro solicitada na linha em questão, a quebra estará no ponto da solicitação. (Se o objeto solicitado for definido com argumentos, o “ponto de solicitação” é depois de todos os argumentos terem sido lidos.) Por exemplo:
\blah and so onproduz o relatório de erro
! Undefined control sequence.
l.4 \blah
and so on
enquanto:
\newcommand{\blah}[1]{\bleah #1}
\blah{to you}, folks
produz o relatório de erro
! Undefined control sequence.
\blah #1->\bleah
#1
l.5 \blah{to you}
, folks
Se o próprio argumento estiver incorreto, veremos coisas do tipo
\newcommand{\blah}[1]{#1 to you}
\blah{\bleah}, folks
produzindo
! Undefined control sequence.\bleah l.5 \blah{\bleah} , folks
O prompt aceita comandos de caractere único: a lista do que está disponível pode ter ser obtida ao digitar ? . Um comando imediatamente valioso é o h, que te dá uma expansão do resumo original do TeX, por vezes acompanhada por uma dica de como contornar o problema em curto prazo. Se você simplesmente teclar ‘return’ (ou o que o seu sistema use para assinalar o fim de uma linha) no prompt, o TeX vai tentar prosseguir (geralmente com pouco êxito).
This question on the Web: http://latex.net.br/faq/FAQ-errstruct.html
Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!