Já que o TeX é um processador de macros, suas mensagens de erro tendem a ser difíceis de entender; essa é uma (aparentemente invariável) propriedade de processadores de macros. Knuth fala sobre esse problema no TeXbook, sugerindo que você adquira as habilidades investigativas de um Sherlock Holmes dos dias atuais; apesar de essa abordagem ter um certo charme, ela não é boa para o usuário de ‘produção’ do (La)TeX. Esta resposta (proveniente, em parte, de um artigo de Sebastian Rahtz no TUGboat 16(4)) oferece direcionamentos gerais para lidar com relatórios de erro do TeX, e outras respostas desta seção falam sobre como lidar com erros comuns (mas desconcertantes) que você pode encontrar. Há uma longa lista de “dicas” no artigo de Sebastian, incluindo as seguintes:
log; ele contém dicas para dicas de coisas que talvez você não entenda, coisas que, muitas vezes, nem apareceram como mensagens de erro.
\setcounter{errorcontextlines}{999}
no preâmbulo do seu documento. (Se você não for um programador de macro confiante, não se envergonhe de diminuir um pouco o 999; alguns erros prosseguem indefinidamente, e encontrar a diferença entre aquelas linhas pode ser um grande desafio.)
O comando \tracingall atribui o valor máximo de tracing; também configura a saída para ir até o terminal interativo, o que é uma faca de dois gumes (já que a saída tende a ser muito vasta —todos os rastreamentos mais simples são mais bem examinados em um editor de texto após o evento).
O pacote trace (distribuído, a princípio, com o lançamento de 2001 do LaTeX) dispõe de um rastreio mais gerenciável. Seu comando \traceon dá o que o \tracingall oferece, mas suprime o rastreamento de partes prolixas do próprio LaTeX O pacote também dispõe de um comando \traceoff (não existe comando "off" para \tracingall) e uma opção de pacote (logonly), que permite que você restrinja a saída ao terminal.
errorcontextlines, acima) e assim em diante.
This answer last edited: 2011-06-01
This question on the Web: http://latex.net.br/faq/FAQ-erroradvice.html
Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!