Eu gostaria de usar o LaTeX no Windows. Quais softwares existem, e como eles podem ser comparados entre si? De onde eu posso baixá-los?

perguntou 18 Jul, 16:44

felipe's gravatar image

felipe
4301
accept rate: 0%


Atualmente, os usuários do Windows possuem uma escolha real entre duas excelentes distribuições, MiKTeX e texlive. Apenas nos últimos anos, o texlive no Windows tem sido um verdadeiro desafiante para o há muito estabelecido MiKTeX, e mesmo agora o MiKTeX possui recursos que o texlive não possui. Ambas são distribuições abrangentes, oferecendo todas as variantes TeX estabelecidas (TeX, PDFTeX — ambas com variantes e-TeX — bem como XeTeX e LuaTeX), juntamente com uma ampla gama de ferramentas de suporte. Tanto o MiKTeX e texlive oferecem ferramentas de gerenciamento, incluindo os meios de manter uma instalação “atualizad”, reinstalando pacotes que foram atualizados no CTAN (o atraso entre o aparecimento de uma atualização de pacote e sua disponibilização para os usuários da distribuição) pode ser tão curto quanto um dia (e nunca é muito longo).

MiKTeX, de Christian Schenk, é o mais estabelecido do par, e tem uma grande audiência de usuários satisfeitos; O texlive é a distribuição dominante em uso no mundo dos sistemas semelhantes a Unix, e, portanto, sua versão do Windows pode atrair aqueles que usam sistemas Unix e Windows. A versão mais recente do MiKTeX — versão 2.9 — requer Windows XP ou posterior (não funcionando no Windows 2000 ou anterior).

Ambas as distribuições podem ser usadas em uma configuração que não envolve qualquer instalação. A distribuição MiKTeX “portátil” pode ser desempacotada em um pendrive e usada em qualquer computador Windows sem fazer qualquer uso direto do disco rígido. A página da web texlive portable usage descreve as opções para instalar o texlive em um pendrive ou para usar o DVD do texlive sem instalação.

Tanto o MiKTeX quanto o texlive podem ser baixados e instalados, pacote por pacote, pela rede. Este é um empreendimento gigantesco, a ser realizado somente por aqueles que tenham uma boa conexão de rede (e uma disposição de paciente!).

Uma cópia pronta para executar da distribuição MiKTeX, em DVD, pode ser comprada através do site do MiKTeX. O MiKTeX may também pode ser instalado usando o ProTeXt, presente no TeX Collection DVD.

O TeX Collection DVD também fornece um instalador off-line para o texlive.

Outra opção (gratuita) está disponível graças ao pacote CygWin, que apresenta um ambiente similar ao Unix em sistemas Windows (e também fornece um servidor X-Window). A distribuição (agora obsoleta) teTeX é fornecida como parte da distribuição CygWin, mas existe uma compilação CygWin do texlive para que você possa ter um sistema TeX atual. O TeX em CygWin é supostamente um pouco mais lento do que as implementações nativas do Win32, como o MiKTeX, e, é claro, as aplicações TeX se comportam como aplicações do sistema Unix.

O BaKoMa TeX, da Basil Malyshev, é uma distribuição abrangente (shareware) que se concentra no suporte ao Acrobat. A distribuição vem com um monte de fontes Tipo 1 empacotadas para funcionar com o BaKoMa TeX, o que promove o foco.

https://texfaq.org/FAQ-syswin32

link

respondeu 18 Jul, 17:52

stefan's gravatar image

stefan ♦♦
614
accept rate: 0%

Sua resposta
Ligar/desligar pré-visualização

Follow this question

By Email:

Once you sign in you will be able to subscribe for any updates here

By RSS:

Answers

Answers and Comments

Markdown Basics

  • *italic* or _italic_
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • to add a line break simply add two spaces to where you would like the new line to be.
  • comandos HTML também podem ser usados

Palavras-chave:

×1
×1
×1

Questão feita: 18 Jul, 16:44

Vista: 306 vezes

Última atualização: 18 Jul, 17:52

Questões relacionadas

powered by Bitnami OSQA