Eu quero que cada página tenha uma grande marca d'água de DRAFT. Como posso fazer isso?

perguntou 18 Jul, 17:28

felipe's gravatar image

felipe
4301
accept rate: 0%


Frequentemente, é útil colocar algum texto (como ‘DRAFT’) no plano de fundo de todas as páginas de um documento. Para usuários do LaTeX a maneira mais simples de fazer isso é usando o pacote draftcopy Este pacote pode lidar com muitos tipos de processadores de DVI (da mesma forma que o pacote de gráficos faz) e sabe traduções da palavra ‘DRAFT’ em uma ampla gama de idiomas (embora você possa escolher sua própria palavra também). Infelizmente, porém, o pacote depende de specials do PostScript e, portanto, falhará se você estiver visualizando o documento com o xdvi, e não vai nem compilar se você estiver usando o PDFLaTeX. (Os usuários doPDFLaTeX vão precisar de uma das outras soluções abaixo.)

O pacote wallpaper se apoia no eso-pic (veja abaixo). Além dos panos de fundo de imagem única descritos acima (“papéis de parede”, é claro, para este pacote), o pacote fornece recursos para criar um fundo repetitivo a partir de uma imagem. Todos seus comandos vêm em pares: um para uso “geral” e outro apenas para a página em exibição. O pacote draftwatermark usa o pacote everypage do mesmo autor, para fornecer uma interface simples para adicionar marcas d’água textuais (como ‘RASCUNHO’).

O pacote xwatermark fornece muita flexibilidade no recurso de marca d’água e uma interface “moderna” (atributo - valor).

Marcas d’água mais elaboradas podem ser obtidas com o uso do pacote eso-pic ou usando o everypage (veja abaixo).

O Eso-pic associa um ambiente picture a cada página que é lançada; o usuário pode colocar coisas nesse ambiente: o pacote fornece comandos para colocar coisas em certos pontos úteis (como “texto superior esquerdo” ou “texto centro”) na imagem, mas o usuário tem a liberdade de fazer o que quiser.

O Eso-pic se apoia no pacote atbegshi. Esse pacote tem a capacidade de produzir marcas d’água em cima do outro material na página; isso não soa muito como “marca d’água”, mas pode ser útil nas páginas em que a marca d’água ficaria escondida por gráficos ou algo do gênero. O comando atbegshi que o eso-pic é o AtBeginShipoutUpperLeft; AtBeginShipoutUpperLeftForeground é o que se precisa para colocar o material em cima do restante do conteúdo da página.

O Everypage permite adicionar “algo” a cada página ou a uma página específica; portanto, você precisa construir seu próprio aparato para qualquer coisa complicada. Finalmente, pode-se usar o utilitário pdftk; com ele, o comando:

pdftk a.pdf background b.pdf output c.pdf

recria a.pdf como c.pdf, usado a primeira página de b.pdf como plano de fundo em todas as páginas. Se você tiver um plano de fundo padrão (“RASCUNHO” ou “SECRETO” etc.) usado em vários arquivos, o pdftk pode muito bem ser atraente. O Pdftk está disponível como uma ferramenta de linha de comando; ele está disponível na maioria das distribuições para Linux, mas pode ser baixado do home site.

https://texfaq.org/FAQ-watermark

link

respondeu 18 Jul, 17:45

stefan's gravatar image

stefan ♦♦
614
accept rate: 0%

edited 18 Jul, 17:45

Sua resposta
Ligar/desligar pré-visualização

Follow this question

By Email:

Once you sign in you will be able to subscribe for any updates here

By RSS:

Answers

Answers and Comments

Markdown Basics

  • *italic* or _italic_
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • to add a line break simply add two spaces to where you would like the new line to be.
  • comandos HTML também podem ser usados

Palavras-chave:

×1
×1
×1

Questão feita: 18 Jul, 17:28

Vista: 467 vezes

Última atualização: 18 Jul, 17:45

Questões relacionadas

powered by Bitnami OSQA