Existe uma lista com todas essas coisas "TeX"? Existem tantas ferramentas que têm "TeX" no nome. O que cada uma delas faz?

perguntou 18 Jul, 16:40

felipe's gravatar image

felipe
4301
accept rate: 0%


TeX em si TeX é um sistema de composição tipográfica baseado em um conjunto de sequências de controle de baixo nível que dão instruções ao TeX sobre como colocar o texto na página. Por exemplo, hskip insere uma quantidade determinada de espaço horizontal no documento, e font torna uma determinada fonte disponível em um documento. O TeX é totalmente programável por meio de uma linguagem de escrita de script de macro integrada que suporta variáveis, delimitação, execução condicional, fluxo de controle e definições (na verdade, macro) de função. Veja O que é TeX? para obter alguma informação de base sobre TeX e alguns documentos de referência para obter indicações para descrições de sequências de controle do TeX, tipos de dados e outras partes-chave do TeX.

TeX Pacotes de macro (também chamados de Formatos TeX) Algumas das sequências de controle do TeX são tediosas para usar diretamente; elas têm como principal propósito serem blocos de construção de abstrações de nível mais elevado e, portanto, mais amigáveis para o usuário. Por exemplo, não há nenhuma maneira no TeX básico para se especificar que uma parte de texto deve ser formatada em uma fonte maior. Em vez disso, é preciso acompanhar o tamanho e o tipo de letra atual, carregar uma fonte nova com o tipo de letra, mas um tamanho maior (especificado), e dizer ao TeX que use essa nova fonte até que seja dada uma nova instrução. Felizmente, como o TeX é programável, é possível escrever uma macro que esconda essa complexidade por trás de uma nova sequência de controle simples. (Por exemplo, é possível definir larger{my text} para formatar “menu texto” com uma fonte de tamanho maior que o atual.)

Enquanto alguns usuários escrevem seu próprio conjunto de macros perfeitamente personalizado — que eles costumam reutilizar em muitos documentos — é muito mais comum confiar em um pacote de macros, uma coleção de macros do TeX escritas por especialistas. Para a conveniência do usuário, esses pacotes de macros estão geralmente associados ao mecanismo básico do TeX em um executável autônomo. Os pacotes de macros a seguir são alguns dos que você provavelmente vai encontrar:

Executáveis tex modificados O executável tex original foi produzido no final da década de 1970s (cf. O que é TeX?) e, consequentemente, carecia de alguns recursos que os usuários esperam dos softwares de hoje. Os seguintes programas tratam dessas questões acrescentando ao mecanismo TeX algumas características úteis:

PDFTeX (executável: pdftex) O TeX, que antecede em uma década ao formato de arquivo PDF ,produz arquivos em um formato específico do TeX-chamado DVI (cf. O que é um arquivo DVI ?). Em contraste, O PDFTeX pode produzir ambos os arquivos, DVI e PDF . No mode PDF , ele permite que os documentos explorem vários recursos de PDF , tais como hiperlinks, marcadores e anotações. O PDFTeX também suporta dois recursos micro-tipográficos sofisticados: protrusão de caractere e expansão de fonte. Veja O que é PDFTeX?.

XeTeX (executável: xetex) O XeTeX lê entrada Unicode codificada com UTF-8 e amplia o suporte de fonte do TeX para incluir formatos TeX ‘modernos’ tais como TrueType e OpenType; essas ampliações de suas capacidades o tornam adequado aos textos multilíngues que cobrem diferentes sistemas de escrita. Veja What is XeTeX?.

LuaTeX (executável: luatex) O TeX é programado em sua própria linguagem de programação baseada em macro, misteriosa e integrada. O LuaTeX adiciona um segundo mecanismo de programação usando uma moderna linguagem de escrita de script, Lua, que está ‘embutida’ em um mecanismo similar ao do TeX ; ela também lê UTF-8 e usa fontes TrueType e OpenType. Veja O que é LuaTeX?.

e-TeX (executável: etex) e-TeX é uma extensão da interface de programação do TeX ; como tal, é apenas indiretamente útil para os usuários finais, mas pode ser valiosa para os desenvolvedores de pacotes; há um número crescente de pacotes de macros que requerem o uso da e-TeX. Além de existirem no etex, os recursos da e-TeX estão geralmente disponíveis nos executáveis pdftex fornecidos nas distribuições padrão; XeTeX e LuaTeX também fornecem facilidades de programação da e-TeX. Veja O que é e-TeX?. (Nota: e-TeX, que aprimora o mecanismo do TeX , não deve ser confundida com Eplain, que aprimora o pacote de macros do Plain TeX .)

Uma vez que cada um dos acima deriva de um mecanismo básico de TeX , é possível combinar, em princípio, qualquer um deles com um dos pacotes de macros do TeX listados anteriormente para produzir executáveis ‘estendidos’. Por exemplo, os executáveis pdflatex, xelatex e lualatex combinam o LaTeX com um mecanismo TeX aprimorado. Na verdade, a maior parte (se não tudo) do desenvolvimento do Context está agora usando LuaTeX.

Alguns executáveis combinam os recursos de vários mecanismos TeX aprimorados: por exemplo, o pdftex agora (em distribuições atuais) oferece as extensões PDFTeX e e-TeX em um único executável. Tal executável pode ser oferecido com um formato LaTeX (como latex ou pdflatex) ou com um formato Plain TeX (como pdftex). (Tex permanece com um executável TeX sem adornos usando Plain TeX, para pessoas como o próprio Knuth, que querem a certeza do “original”.)

TeX distribuições Uma TeX distribuição fornece uma coleção estruturada de softwares relacionados ao TeX.Geralmente, uma distribuição de TeX inclui um conjunto de executáveis TeX “essenciais” tais como tex e latex; várias fontes otimizadas para uso com o TeX; programas auxiliares, como o formatador de banco de dados bibliográficos BibTeX, editores, ambientes de desenvolvimento integrados, programas de conversão de formato de arquivo; numerosos pacotes LaTeX; ferramentas de configuração; e quaisquer outros “brindes” que o distribuidor opte por incluir.

As distribuições de TeX comumente encontradas incluem texlive, MiKTeX e MacTeX; as mais antigas incluem ozTeX, CMacTeX e teTeX. MiKTeX também está disponível como a base do pacote ProTeXt, distribuído no texlive DVD, bem como estando disponível on-line.

Algumas distribuições de TeX são direcionadas a um sistema operacional específico e/ou uma determinada arquitetura de processador; outras funcionam em múltiplas plataformas. Muitas distribuições de TeX são gratuitas; poucas exigem pagamento. Veja (La)TeX para diferentes máquinas para obter uma lista de distribuições grátis e shareware de TeX e Implementações comerciais de TeX para obter uma lista de distribuições comerciais de TeX.

Resumo O que significa tudo isso? — as simples listas de objetos, sozinhas, não oferecem qualquer ajuda aos iniciantes. A equipe de FAQ espera que esta resposta apenas seja útil para pessoas que estejam buscando orientação em outro lugar (possivelmente dentro destas FAQs) e deparando-se com um nome inesperado como “blahTeX”.

O assunto abrangido por esta resposta também é tratado em uma página do site do TUG site, “Os níveis de of TeX”.

https://texfaq.org/FAQ-texthings

link

respondeu 19 Jul, 05:46

stefan's gravatar image

stefan ♦♦
614
accept rate: 0%

Sua resposta
Ligar/desligar pré-visualização

Follow this question

By Email:

Once you sign in you will be able to subscribe for any updates here

By RSS:

Answers

Answers and Comments

Markdown Basics

  • *italic* or _italic_
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • to add a line break simply add two spaces to where you would like the new line to be.
  • comandos HTML também podem ser usados

Palavras-chave:

×2

Questão feita: 18 Jul, 16:40

Vista: 804 vezes

Última atualização: 19 Jul, 05:46

Questões relacionadas

powered by Bitnami OSQA