Em expressões matemáticas mais longas, eu gostaria de usar texto com fonte de texto normal. Qual é a maneira correta de fazer isso, para que o tamanho também seja ajustado de acordo, tal como em um subscrito? E como isso deve ser feito em equações de várias linhas?

perguntou 18 Jul, 17:24

felipe's gravatar image

felipe
4301
accept rate: 0%


Quando escrevemos matemática no (La)TeX, as letras que compõem texto comum assumem um significado especial: todas elas se tornam nomes de variáveis de uma única letra. As letras aparecem em itálico, mas não é o mesmo tipo de itálico que você vê quando está digitando texto comum: uma série de letras de matemática (por exemplo, “here”) parece estranhamente “esburacada” quando comparada com a palavra escrita como texto em itálico. A diferença é que o texto em itálico é ajustado para fazer as letras se encaixarem bem, enquanto a matemática está definida para parecer que você está multiplicando h por e por r por e. Outra coisa que causa uma aparência estranha na tipografia de matemática do TeX é que os espaços são ignorados: na melhor das hipóteses, podemos escrever palavras isoladas nessa fonte estranhamente esburacada.

Então, se quisermos ter texto com boa aparência no meio da matemática que estivermos escrevendo, temos que tomar precauções especiais. Se você estiver usando o LaTeX, o que vem a seguir deve ajudar.

O mais simples é usar \mbox ou \textrm:

$e = mc^2 \mbox{here we go again}$

O problema é que, com ambos, o tamanho do texto permanece firme no tamanho do texto ao redor, de modo que

$z = a_{\mbox{other end}}$

pode parecer extremamente errado. A outra técnica simples, \textrm, não é mais promissora:

$z = a_{\textrm{other end}}$

faz, por padrão, o mesmo que \mbox.

(A instância do modo de matemática da sua fonte Roman (mathrm) fica do tamanho certo, mas como ela é destinada ao uso em matemática, seus espaços são ignorados — use mathrm para nomes de variáveis alfabéticas em Roman vertical, apenas.)

Você pode corrigir esses problemas com seletores de tamanho no texto, como em

$z = a_{\mbox{\scriptsize other end}}$

que funciona se seu texto ao redor estiver no tamanho de documento padrão, mas, do contrário, lhe dará o tamanho errado.

O atalho mbox é (quase) OK para uso “ocasional”, mas a matemática séria exige uma técnica que alivie o digitador do tipo de pensamento necessário. Como de costume, o sistema AMSLaTeX fornece o que é necessário — o comando text. (O comando é, na verdade, fornecido pelo pacote amstext, mas o pacote amsmath “global” o carrega.) Assim, qualquer um que esteja usando AMSLaTeX corretamente tem o comando à disposição, de modo que até este autor pode escrever:

\usepackage{amsmath}
...
$z = a_{\text{other end}}$

e o texto ficará do tamanho certo e na mesma fonte que o texto ao redor. (O pacote amstext também acerta textrm — mas text é mais fácil de digitar do que textrm!)

O AMSLaTeX também está preparado para comentários interpolados no meio de uma de suas estruturas de exibição multilinha, através do comando intertext. Por exemplo,

\begin{align}
  A_1&=N_0(\lambda;\Omega')-\phi(\lambda;\Omega'),\\
  A_2&=\phi(\lambda;\Omega')-\phi(\lambda;\Omega),\\
  \intertext{and} A_3&=\mathcal{N}(\lambda;\omega).
\end{align}

coloca o texto “and” em uma linha separada antes da última linha da parte em destaque. Se o texto interposto for curto, ou as próprias equações forem leves, você pode achar que intertext deixa muito espaço. Um pouco mais modesto é o comando shortintertext do pacote mathtools:

\begin{align}
  a =& b
  \shortintertext{or}
  c =& b
\end{align}

Para ter o texto na mesma linha da segunda equação, pode-se usar o ambiente flalign (do amsmath) com muitas equações simuladas (representadas pelos sinais duplo &):

\begin{flalign}
            && a =& b && \\
  \text{or} && c =& b &&
\end{flalign}

https://texfaq.org/FAQ-mathstext

link

respondeu 19 Jul, 05:58

stefan's gravatar image

stefan ♦♦
614
accept rate: 0%

Sua resposta
Ligar/desligar pré-visualização

Follow this question

By Email:

Once you sign in you will be able to subscribe for any updates here

By RSS:

Answers

Answers and Comments

Markdown Basics

  • *italic* or _italic_
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • to add a line break simply add two spaces to where you would like the new line to be.
  • comandos HTML também podem ser usados

Palavras-chave:

×3
×3
×2
×1
×1

Questão feita: 18 Jul, 17:24

Vista: 692 vezes

Última atualização: 19 Jul, 05:58

powered by Bitnami OSQA