Eu sei o que é TeX, mas o que é LaTeX? E o LaTeX2e é alguma coisa diferente?

perguntou 18 Jul, 17:20

felipe's gravatar image

felipe
4301
accept rate: 0%


LaTeX é um pacote de macros de TeX, originalmente escritas por Leslie Lamport, que fornece um sistema de processamento de documentos. O LaTeX permite uma marcação de formatação para descrever a estrutura de um documento, de modo que o usuário não precisa pensar na apresentação. Ao usar classes de documentos e pacotes de complementos, o mesmo documento pode ser produzido em uma variedade de layouts diferentes.

Lamport diz que LaTeX “representa um equilíbrio entre funcionalidade e facilidade de uso”. Isso tem se mostrado em si um conflito contínuo que leva à necessidade de coisas tais como FAQs: O LaTeX pode atender a maioria dos requisitos do usuário, mas descobrir como é frequentemente complicado

A última versão de LaTeX feita por Lamport (LaTeX 2.09, atualizada pela última vez em 1992) foi substituída em 1994 por uma nova versão (LaTeX 2e) fornecida pela O LaTeX equipe. O LaTeX 2e é agora a única versão prontamente disponível de LaTeX, e reúne vários segmentos do desenvolvimento de LaTeX dos últimos dias do LaTeX 2.09. O “e” do nome é (no logotipo oficial) um épsilon simples (ε, supostamente indicativo de não mais do que uma pequena mudança).

O LaTeX 2e possui vários aprimoramentos em relação ao LaTeX 2.09, mas todos pequenos, com vistas à continuidade e à estabilidade, diferente do “forte impulso” que alguns esperavam da equipe. O LaTeX 2e continua até hoje a oferecer um modo de compatibilidade no qual a maioria dos arquivos preparados para uso com o LaTeX 2.09 vai funcionar (embora com um desempenho um tanto reduzido e sujeito a reclamações volumosas no arquivo de log). Diferenças entre o LaTeX 2e e o LaTeX 2.09 são delineadas em uma série de arquivos ‘guia’ disponíveis em cada distribuição de LaTeX (o mesmo diretório também contém as “novidades” about each new release of LaTeX 2e).

Note-se que, agora, o LaTeX 2e está com os “recursos congelados” (as únicas alterações permitidas provêm de relatórios de bugs); isso também tem a ver com a busca de estabilidade, e é uma força motriz para muitos dos esforços para contribuir com pacotes de LaTeX.

Lamport nunca fez uma recomendação de como se deveria pronunciar LaTeX, mas muitas pessoas pronunciam ‘Lay TeX’ ou ‘Lah TeX’ (com o TeX pronunciado como o próprio programa; veja as regras para TeX). Definitivamente, não se deve pronunciar da mesma forma que a goma da seringueira (que seria ‘látex’).

O logotipo LaTeX 2e deve terminar com um ε; no entanto, a maioria das pessoas de língua inglesa pronuncia o nome como ‘LaTeX-two-ee’.

link

respondeu 19 Jul, 14:57

stefan's gravatar image

stefan ♦♦
614
accept rate: 0%

Sua resposta
Ligar/desligar pré-visualização

Follow this question

By Email:

Once you sign in you will be able to subscribe for any updates here

By RSS:

Answers

Answers and Comments

Markdown Basics

  • *italic* or _italic_
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • to add a line break simply add two spaces to where you would like the new line to be.
  • comandos HTML também podem ser usados

Palavras-chave:

×1

Questão feita: 18 Jul, 17:20

Vista: 406 vezes

Última atualização: 19 Jul, 14:57

Questões relacionadas

powered by Bitnami OSQA