Meu supervisor me disse que eu tenho que deixar espaço entre as linhas para que ele possa inserir correções e marcadores no meu texto. E ele alega que isso é bom para melhorar a legibilidade. Como posso conseguir isso?

perguntou 18 Jul, 17:14

felipe's gravatar image

felipe
4301
accept rate: 0%


Uma maneira rápida e fácil de conseguir espaço entre linhas para edição de texto é mudar \baselinestretch\linespread{1.2} (ou, de forma equivalente, \renewcommand{\baselinestretch}{1.2}) pode ser adequado). Perceba que as alterações de \baselinestretch não terão efeito até que você selecione uma nova fonte; portanto, faça a alteração no preâmbulo antes que qualquer fonte seja selecionada. Não tente mudar \baselineskip: seu valor será redefinido em qualquer comando de alteração de tamanho e os resultados ficarão inconsistentes. De preferência (e certamente para um documento de produção, como uma entrega de dissertação ou de artigo), use um pacote de espaçamento de linhas. O único suportado atualmente é o setspace. O Setspace desativa o espaçamento duplo em locais onde até o funcionário mais obstinado duvidaria de sua utilidade (notas de rodapé, legendas de figuras, e assim por diante); é muito difícil fazer isso de forma consistente manipulando baselinestretch por conta própria.

(Nota: não seja tentado pelo doublespace — seu desempenho no LaTeX atual é, na melhor das hipóteses, problemático.)

Obviamente, a solução real (se não for para edição de texto pessoal) é não usar espaçamento duplo. As universidades, em particular, não têm desculpa para especificarem o espaçamento duplo para a entrega de dissertações: o LaTeX é um sistema de composição tipográfica, não um substituto de máquina de escrever, e pode (se usado adequadamente) produzir texto em espaço simples até mais legível do que texto datilografado em espaço duplo. Se você tiver alguma influência no sistema de sua universidade (por exemplo, através de seu supervisor de dissertação), pode valer a pena tentar alterar as regras (pelo menos para permitir um formato de “livro bem apresentado”).

Entregas com espaçamento duplo também são comumente necessárias ao enviar trabalhos para conferências ou periódicos. Felizmente (a julgar pelas perguntas dos usuários no departamento deste autor), essa exigência está se tornando menos comum.

A documentação do setspace aparece como comentários do TeX no próprio arquivo do pacote.

https://texfaq.org/FAQ-linespace

link

respondeu 19 Jul, 09:35

stefan's gravatar image

stefan ♦♦
614
accept rate: 0%

Sua resposta
Ligar/desligar pré-visualização

Follow this question

By Email:

Once you sign in you will be able to subscribe for any updates here

By RSS:

Answers

Answers and Comments

Markdown Basics

  • *italic* or _italic_
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • to add a line break simply add two spaces to where you would like the new line to be.
  • comandos HTML também podem ser usados

Palavras-chave:

×2
×1
×1

Questão feita: 18 Jul, 17:14

Vista: 707 vezes

Última atualização: 19 Jul, 09:35

powered by Bitnami OSQA