Quando eu uso o comando footnote dentro de uma legenda, eu recebo um erro. Ou, pior, a nota de rodapé aparece também na lista de figuras ou na lista de tabelas. Como faço para que isso funcione adequadamente?

perguntou 18 Jul, 17:12

felipe's gravatar image

felipe
4301
accept rate: 0%


Notas de rodapé em legendas são especialmente complicadas: elas apresentam seus próprios problemas por cima dos problemas que já se experimentam com notas de rodapé em títulos de seção (notas de rodapé migrando para a lista de figuras ou de tabelas, ou erros aparentemente aleatórios porque o footnote é um comando frágil) e com notas de rodapé em tabelas (normalmente, a nota de rodapé simplesmente desaparece). Felizmente, a necessidade de notas de rodapé em legendas é extremamente rara: se você está tendo problemas, vale a pena rever o que você está tentando dizer colocando essa nota de rodapé; outras opções são colocar texto na parte inferior do flutuante ou colocar uma nota de rodapé no ponto em que você se refere ao flutuante.

Note que o esquema do threeparttable (veja, novamente, notas de rodapé em tabelas) também se aplica a notas em legendas e pode muito bem ser preferível ao que você estava pensando.

Se você for prosseguir:

  • no seu comando caption, use um argumento opcional sem a nota de rodapé: isso impede que a nota de rodapé apareça na “Lista de … ”; e
  • coloque seu flutuante inteiro em uma minipage para manter a nota de rodapé com o flutuante.

Então, teremos:

\begin{figure}
  \begin{minipage}{\textwidth}
    ...
    \caption[Compact Routing Example]%
    {Compact Routing\footnote{something} Example}
  \end{minipage}
\end{figure}

Então, fazemos uma entrada para a Lista de Figuras, que não contenha comandos problemáticos, tal como footnote. Contudo, além de tudo que foi acima mencionado, você ainda tem que lidar com a tendência do comando caption de produzir o texto da nota de rodapé duas vezes. Para este último problema, não há qualquer solução ‘limpa’ que este autor esteja ciente.

Se você estiver sofrendo desse problema, um comando caption bem construído em um ambiente minipage dentro de um flutuante (como no exemplo acima) pode produzir duas cópias do corpo da nota de rodapé “something”. (Na verdade, o efeito só ocorre com legendas que sejam longas o suficiente para exigirem que duas linhas sejam compostas e, portanto, não apareceria com uma legenda curta como a do exemplo acima.)

A documentação do pacote ccaption descreve uma péssima maneira de contornar esse problema.

https://texfaq.org/FAQ-ftncapt

link

respondeu 19 Jul, 05:42

stefan's gravatar image

stefan ♦♦
614
accept rate: 0%

Sua resposta
Ligar/desligar pré-visualização

Follow this question

By Email:

Once you sign in you will be able to subscribe for any updates here

By RSS:

Answers

Answers and Comments

Markdown Basics

  • *italic* or _italic_
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "título")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "título")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • to add a line break simply add two spaces to where you would like the new line to be.
  • comandos HTML também podem ser usados

Palavras-chave:

×2
×1
×1
×1

Questão feita: 18 Jul, 17:12

Vista: 748 vezes

Última atualização: 19 Jul, 05:42

powered by Bitnami OSQA