Suponha que o editor do seu periódico favorito tenha especificado que os títulos das seções devem ser centralizados e em versaletes, e os títulos das subseções à esquerda e em itálico, mas você não quer se envolver no tipo de programação descrito na seção 2.2 do The LaTeX Companion (veja Livros sobre LaTeX; a programação em si é discutida em outro lugar nesta FAQ). O seguinte macete provavelmente satisfará seu editor. Defina você mesmo novos comandos
\newcommand{\ssection}[1]{%
\section[#1]{\centering\normalfont\scshape #1}}
\newcommand{\ssubsection}[1]{%
\subsection[#1]{\raggedright\normalfont\itshape #1}}
e depois utilize \ssection e \ssubsection no lugar de
\section e \subsection. Isto não é perfeito: os números das seções permanecem em negrito, e formas marcadas com asterisco precisam de uma redefinição separada.
O pacote titlesec oferece uma abordagem estruturada do problema, com base na redefinição dos próprios comandos de seção e capítulo. Este método permite que ele ofereça ajuste radical: suas opções fornecem (com efeito) uma caixa de ferramentas para definir a saída de seus próprios comandos de seção.
O pacote sectsty fornece um conjunto de ferramentas mais simplesmente estruturado; embora seja menos poderoso do que o titlesec, talvez seja preferível para ajustes menores, já que você pode usá-lo depois de ler uma proporção menor do manual.
O pacote fncychap fornece uma bela coleção de designs personalizados de títulos de capítulo. O pacote anonchap fornece um meio simples de composição tipográfica de títulos de capítulos “como títulos de seção” (isto é, sem a parte “Capítulo” do título); o pacote tocbibind pacote fornece os mesmos comandos, em busca de outro fim.
A classe memoir inclui recursos que combinam com
sectsty e titlesec, bem como um conjunto de estilos de título de capítulo (incluindo um equivalente ao anonchap). As classes KOMA-script também têm conjuntos de ferramentas que fornecem funcionalidade equivalente, notadamente as especificações de formatação \partformat,
\chapterformat, \sectionformat, …, bem como várias especificações úteis de formatação geral definidas nas opções de classe.
Por último, o incansável Vincent Zoonekynd fornece exemplos de como programar chapter heading styles and section heading styles alternativos. As páginas da Web fornecem exemplos de programação e esperam que os usuários os adaptem a seu próprio uso do LaTeX.
This answer last edited: 2011-06-01
This question on the Web: http://latex.net.br/faq/FAQ-secthead.html
Do you have any question? Ask on: latex.net.br - we love qood questions!